Filó

Filó
A contadora de "verso"

domingo, 15 de maio de 2016

21 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

ÊH MEU POVO!
No dia 25 de Março, Dia Internacional da Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial eu estive na Casa do Povo, a Câmara dos Vereadores de São José dos Campos contando Cordel em homenagem a essa data tão especial.
Nesse dia aconteceu a Cerimônia de posse da nova diretoria da AFRONORTE e eu contei o cordel "Quem Tem Crespo é Rainha" da cordelista feminista e ativista, a arretada Jarid Arraes!
Meu povo, vocês sabem porque existe essa data? Pois eu vou contar a história para vocês:
No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O povo tava protestando pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito aonde eles poderiam ir.
Cerca de vinte mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.
Após esse dia, a opinião pública mundial prestou atenção pela primeira vez na questão do apartheid que era essa coisa escrota dos negros serem separados dos brancos, não podendo ir ou estar em todos os lugares, porque separavam os lugares para negros e lugares para brancos entre outras coisas. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.
Confiram as fotos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário